Aproveitar a água da chuva, utilizar painéis solares em telhados, plantar árvores planejadamente e utilizar materiais de plástico reciclado são apenas algumas das vastas aplicações criativas e eficientes para integrar os conceitos de sustentabilidade na construção de casas e apartamentos. O discurso atual do ecologicamente correto passou a ser mais que uma ação de conscientização e ganhou o peso de necessidade para suprir soluções de materiais e facilidades nos processos de construção.
Mas nem sempre as habitações ecologicamente corretas precisam ser pensadas e construídas desde sua fundação. Há processos de reforma que podem transforma o ambiente da sua casa e adaptá-lo a rotinas ecofriendly (termo em inglês para ecologicamente correto):
Trocar lâmpadas incandescentes, conhecidas como amarelas, pelas lâmpadas eletrônicas ou fluorescentes, as lâmpadas brancas. Apesar de mais caras, a sua durabilidade é até oito vezes maior e a economia é de até 70%
Para ajudar na iluminação interna a idéia é utilizar o ‘tubo solar’. Um cano de alumínio capta a luz solar através de uma redoma no telhado e canaliza esta luz para pontos específicos dentro de casa. Ideal para corredores, escadas (locais onde não há janelas), o ‘tubo solar’ dispensa iluminação artificial.
Reutilizar a água da chuva reduz o consumo da rede pública e, consequentemente, seu custo, evitando o desperdício de água potável em descarga, jardinagem ou limpeza. É possível fazer sistemas de canalização da água pelo telhado, ou se morar em apartamentos, converse com seus vizinhos para instalar um sistema de escoamento de água para algum reservatório do prédio.
Coleta seletiva do lixo em casa é um processo simples. Não apenas vidro, alumínio, plástico e papel são selecionados; lixo orgânico vira adubo no quintal ou para suas plantas em vasos.
Jardins nos fundos de casa é coisa do século 20. A moda agora é cultivar plantas e flores no telhado, retomando uma tradição do século 19, que originalmente buscava o conforto térmico das casas. O ‘telhado vivo’ tem isolamento acústico superior ao convencional, ameniza os impactos da mudança climática e transforma as coberturas de edificações em áreas verdes.
Morar numa casa sustentável vai além dessas dicas de sustentabilidade; é preciso manter o hábito e incorporá-lo no dia-a-dia. Trata-se de um novo conceito de vida que deve modificar comportamentos.
0 comentáriosDeixe uma resposta
RELACIONADOS
-
Conheça o bairro Messejana
Quem caminha pelas ruas tranquilas de Messejana, bairro da Zona Sudeste de Fortaleza, talvez não se dê conta de sua rica história, diretamente ligada à formação do Ceará. A antiga aldeia de Paupina, urbanizada por jesuítas no século XVII, se formou ao redor da lagoa de Messejana, símbolo maior do bairro, que no passado […]
28/06/2018
-
Viagem de férias, casa segura.
Dezembro e Janeiro são meses que se costuma aproveitar as férias das crianças e o recesso do trabalho para curtir o verão e viajar. Infelizmente não só o índice de viagens que aumenta nessas épocas do ano, mas também o de roubos e furtos a residências (cerca de 30%). Baseado nos casos mais comuns que ocorrem nesse período, disponibilizaremos aqui algumas dicas para proteger seu imóvel durante sua ausência.
26/06/2018
-
Conheça o bairro Aldeota
O Bairro Aldeota localiza-se na zona norte da cidade de Fortaleza. Ele faz limite com os Bairros Meireles, Varjota, Cocó, Dionísio Torres, Joaquim Távora e Centro. Suas principais ruas são Av. Santos Dumont, Av. Dom Luís e Av. Barão de Studart. A Aldeota é considerada um dos melhores bairros para se viver na cidade. […]
25/06/2018
-