Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades.
Com a intensificação do período chuvoso em Fortaleza, o risco da proliferação do mosquito aumenta bastante. A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti, podendo causar óbito da pessoa, caso apresente quadros de hemorragias. Os sintomas da dengue são febre alta com duração de sete dias, e, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: dores musculares, nas articulações, dor de cabeça e vermelhidão no corpo.
Diante deste contexto de chuvas fortes e calor intenso, devemos tomar atitudes que evitem o surgimento de mais casos, já que não existem vacinas ou medicamentos para combater a contaminação. Portanto, medidas simples, como não deixar água parada, são essenciais para evitar o nascimento do inseto.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. Para isso, é importante não acumular água em latas, copos plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Para começar a prevenção da dengue, o primeiro passo é acabar com os ovos já colocados durante a última chuva. Com a nova chegada de água, esses ovos vão se transformar em larvas e os mosquitos vão nascer. A forma de evitar que isso ocorra é eliminar e lavar todos os focos onde possa acumular água.
Outra questão é a vedação de recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas. Tampar esses locais impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Caso eles não possuam tampas ou não sejam fechados, pode haver uma grande circulação de mosquitos e o local pode se tornar um foco da dengue.
Remova todo o seu lixo. Não deixe latas, garrafas, pneus ou qualquer objeto que possa armazenar água. O acúmulo de lixo e detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta da água da chuva. Vale lembrar que as pessoas devem evitar jogar lixo em terrenos e solicitar a remoção dos mesmos para o serviço de limpeza pública.
Com a escassez de chuvas, uma das saídas para a população é o armazenamento de água, seja ela vinda da torneira ou com os caminhões pipa. Embora seja a solução para muitos, é necessário um cuidado todo especial. Quem puder, pode colocar gotas de vinagre ou mesmo de água sanitária para que não sejam criadas larvas.
Os pratinhos de flores também merecem atenção. Sejam elas criadas dentro ou fora de casa, o ideal é colocar areia ou borra de café nos mesmos, pois permite que a água nutra a planta sem que fique acumulada, já que ela absorve o líquido. As calhas também devem ser limpas regularmente, facilitando o escoamento da água.
Repasse esses cuidados para a família, vizinhos e vamos eliminar a dengue! Caso saiba de um foco de proliferação da dengue em algum imóvel em Fortaleza, procure entrar em contato com a Regional mais próxima de você.
Siga nossas redes sociais! 🙂
0 comentáriosDeixe uma resposta
RELACIONADOS
-
Conheça o bairro Messejana
Quem caminha pelas ruas tranquilas de Messejana, bairro da Zona Sudeste de Fortaleza, talvez não se dê conta de sua rica história, diretamente ligada à formação do Ceará. A antiga aldeia de Paupina, urbanizada por jesuítas no século XVII, se formou ao redor da lagoa de Messejana, símbolo maior do bairro, que no passado […]
28/06/2018
-
Viagem de férias, casa segura.
Dezembro e Janeiro são meses que se costuma aproveitar as férias das crianças e o recesso do trabalho para curtir o verão e viajar. Infelizmente não só o índice de viagens que aumenta nessas épocas do ano, mas também o de roubos e furtos a residências (cerca de 30%). Baseado nos casos mais comuns que ocorrem nesse período, disponibilizaremos aqui algumas dicas para proteger seu imóvel durante sua ausência.
26/06/2018
-
Conheça o bairro Aldeota
O Bairro Aldeota localiza-se na zona norte da cidade de Fortaleza. Ele faz limite com os Bairros Meireles, Varjota, Cocó, Dionísio Torres, Joaquim Távora e Centro. Suas principais ruas são Av. Santos Dumont, Av. Dom Luís e Av. Barão de Studart. A Aldeota é considerada um dos melhores bairros para se viver na cidade. […]
25/06/2018
-